Dificuldades escolares: quando procurar um fonoaudiólogo?
Quando crianças apresentam dificuldades escolares, alguns familiares podem estranhar ao sugerirmos encaminhamento para avaliação fonoaudiológica. De fato, a Fonoaudiologia tem sua origem nas questões relacionadas à fala, mas é habilitada, também, para auxiliar nas questões relacionadas à aprendizagem.
A aprendizagem da linguagem escrita pode começar na vida da criança muito antes que qualquer tentativa de ensino seja proposta. A fonoaudiologia, em seu vasto campo de atuação, contribui para o desenvolvimento de habilidades fundamentais ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Quando uma avaliação fonoaudiológica da linguagem escrita é indicada?
- Se houverem dificuldades significativas no início do processo de alfabetização;
- recusa e sofrimento em situações de leitura e escrita;
- falhas persistentes na leitura/escrita
- dificuldade em realizar leitura ou em compreender o que lê;
- dificuldade ou sentimento de incapacidade na elaboração de textos;
É importante destacar que algumas das manifestações acima fazem parte do processo de alfabetização e, como qualquer aprendizado em nossas vidas, erros são esperados. É necessário que não haja cobranças severas e seja respeitado o ritmo da criança.
A família pode e deve ler com ou para a criança; conversar sobre o que foi lido; escolher gibis, histórias e livros com assuntos do interesse dela, enfim, transformar a leitura numa experiência prazerosa, assim, a criança poderá desenvolver uma relação afetiva com a leitura. Tais vivências podem ocorrer mesmo antes que a criança aprenda a ler e a escrever.
No atendimento fonoaudiológico, serão investigadas as causas das dificuldades apresentadas e, caso necessário, serão trabalhadas considerando os interesses e as particularidades de cada pessoa.

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP;
Pós graduanda em Linguagem com Enfoque nos Distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e na Atuação em Âmbito Educacional pelo CEFAC/SP;
Atendimento nas áreas de Linguagem (oral e escrita) e Motricidade Orofacial.