Uma consulta médica ampliada pela Antroposofia geralmente tem em torno de uma hora e trinta minutos. Mas, em determinados casos, pode acontecer da conversa se estender por mais tempo, pois tem como balizador a busca individual do paciente e seu estado atual frente ao contexto.
O tratamento recomendado pelo médico vai depender do que o profissional irá identificar em sua escuta especializada neste primeiro contato com o paciente. Por exemplo, alimentação disfuncional, a identificação de conflitos afetivos e/ou profissionais podem influenciar tanto a saúde emocional quanto a saúde física e será preciso descobrir as causas e se tais desequilíbrios podem estar provocando sintomas ou não. Portanto é importante pensar essa primeira consulta tendo um caráter de pesquisa e de conhecimento. Além de ser um momento importante para o paciente olhar para si mesmo com atenção e profundidade.
O profissional irá levantar informações sobre sua história de vida e seu momento atual. E após a consulta, se necessário, ele irá recomendar mudanças em seus hábitos e posturas. Exames complementares podem ser solicitados, e caso você já tenha resultados de exames vale a pena trazê-los.
Os medicamentos antroposóficos são prescritos de forma individualizada, com substâncias naturais e formulados em farmácias magistradas autorizadas. Não são, portanto, agressivos ao organismo e são usados para ajudar a restabelecer o equilíbrio natural do ser humano. Vale ressaltar que, se identificada a necessidade de medicamentos alopáticos, estes serão prescritos em receita, separadamente.
A medicina ampliada pela Antroposofia ainda conta com a prescrição de atividades físicas e artísticas sempre que necessário para complementar o tratamento. E cada paciente retorna ao consultório conforme sua necessidade e de acordo com a evolução de sua saúde.