Adaptações - Terapia Ocupacional - Espaço ElaboraA Terapia Ocupacional objetiva a melhora do desempenho ocupacional/funcional em diversas atividades vivenciadas no cotidiano de cada pessoa promovendo melhora nos níveis de autonomia e independência.

O tratamento tem como meta a aquisição, a manutenção ou a melhora dos níveis de autonomia e independência por meio das atividades previamente selecionadas para cada caso e devidamente estruturadas em um plano de tratamento com objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo.

Treino força e preensão - Terapia Ocupacional - Espaço ElaboraAs atividades da Terapia Ocupacional são selecionadas conforme as necessidades e capacidades físicas, mentais, sensoriais, sociais e culturais de cada cliente. Muitas vezes, as atividades recebem uma adaptação para que o cliente consiga executá-las ou podem ser fragmentadas em tarefas e sub-tarefas favorecendo a execução e o envolvimento do cliente na atividade, bem como a compreensão das partes do processo e efetivar sua finalização.

Com o instrumento Análise de Atividade é possível identificarmos as exigências de cada tarefa e sub-tarefa que compõem a atividade proposta dentro de uma ocupação ou um papel social.

O tratamento terapêutico ocupacional é oferecido em sessões de 40 minutos e não se limita apenas as sessões em consultório. Em dados momentos, os atendimentos são externos e efetuados no domicílio, na escola, no trabalho, em espaços da comunidade, no comércio, no banco, entre outros, pois acreditamos que o contexto no qual a atividade está inserida interfere no processo terapêutico ocupacional e consequentemente no tratamento, além de trazer maior exatidão quanto a real capacidade funcional do cliente e as possíveis interferências no fazer/na atividade.

Share Button