Reabilitação Infantil - Espaço ElaboraNa infância o desenvolvimento pode não acontecer dentro dos padrões normais por vários motivos. As causas podem ser de origem pré-natal, peri-natal ou pós-natal. O mais importante é conseguir que o bebê ou criança receba as estimulações de que necessite o mais precocemente possível. Assim poderá aprender e se desenvolver melhor em todos os níveis de desempenho (motor, sensorial, cognitivo, social e emocional).

A criança cresce, se desenvolve, aprende, se relaciona, constrói conceitos e sua personalidade por meio do vinculo mãe e filho(a) e por meio do brincar. Portanto, brincar é algo muito sério para criança! Experimentar e explorar brinquedos, ambientes, objetos, texturas, posturas, sons, sabores diferentes faz com que se desenvolva de maneira saudável, preparando-a para conviver em sociedade e para a fase escolar.

Reabilitação Infantil - Espaço ElaboraAs atividades de vida diária englobam tarefas de desempenho ocupacional que as pessoas precisam fazer em seu cotidiano. No atendimento à criança em Terapia Ocupacional é preciso que sejam oferecidas atividades para que experimente e treine o vestir e despir roupas, alimentar-se com colher, garfo e faca, tomar banho, controlar os esfíncteres, pentear-se, calçar sapatos e escovar os dentes. Algumas vezes é necessário muito treino, orientações familiares, escolares e adaptações nos utensílios e materiais diversos para que a criança consiga “fazer sozinha” ou com o máximo de autonomia e independência possíveis.

Estimulações do esquema corporal durante trocas de roupas e banho dentro de uma interação lúdica auxilia na aquisição das noções corporais e posteriormente nas habilidades de vestir e despir. Orientações quanto a movimentação adequada das crianças com alterações motoras para que se evite o desencadeamento de reflexos patológicos e facilitar a dissociação de cinturas escapular e pélvica são muito importantes nos cuidados diários.

Terapia Ocupacional Infantil - Espaço ElaboraNormalmente essas crianças são mais lentas e precisam de colaboração e paciência para permitir um tempo de latência entre o que foi solicitado e a ação ou a intenção de ação e se não houver essa espera, não haverá interesse em participar. É comum os pais não incentivarem a criança nessa independência por acharem que leva-se tempo demais e se elas não exercitarem essas habilidades serão sempre dependentes de seus cuidadores.

Reabilitação Infantil - Espaço ElaboraO Terapeuta Ocupacional é indicado para auxiliar essas crianças, pais e educadores. Sua prática não pode se restringir às sessões, pois a criança passa a maior parte do tempo com os pais e educadores. Orientá-los para os manuseios adequados e que esses sejam inseridos na rotina da criança é de suma importância!

Em alguns casos são necessárias adaptações no ambiente escolar, no material escolar, nos brinquedos, na casa e nos utensílios pessoais da criança para promover o desempenho funcional com o máximo de autonomia a independência possível.

Havendo necessidade, o Terapeuta Ocupacional poderá prescrever e confeccionar, sob medida, uma órtese para o membro superior. Esse dispositivo possui várias indicações e um modelo para cada caso podendo ser usado em atividades ou não e algumas vezes para o uso noturno.

Avaliações do brincar e outras como PEDI – Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, PEC, Knox Revisada entre são realizadas no atendimento terapêutico ocupacional e que auxiliam ao profissional estruturar seu plano de tratamento e a escolha de atividades e intervenções necessárias em cada caso.

Share Button